O que é a Queratose Pilar
A queratose pilar é uma condição cutânea que causa pequenas saliências na pele. Essas saliências geralmente aparecem nos braços, pernas, nádegas ou bochechas e são frequentemente referidas como “bolinhas de carne”. A queratose pilar é uma condição benigna, mas pode ser frustrante para quem sofre com ela, especialmente quando a pele começa a coçar ou a ficar irritada.
Causas da Queratose Pilar
Ninguém sabe exatamente o que causa a queratose pilar. Algumas pessoas acreditam que ela está relacionada à dermatite atópica, uma condição alérgica. Outras acham que a queratose pilar é causada pela produção excessiva de queratina, uma proteína encontrada na pele. A queratina pode acumular-se no folículo piloso, causando a queratose pilar.
Tratamentos para Queratose Pilar
Embora não haja cura para a queratose pilar, existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas. O primeiro passo é manter a pele hidratada. A aplicação de cremes hidratantes não vai curar a queratose pilar, mas pode ajudar a prevenir que a pele fique seca e irritada.
Os ácidos alfa-hidróxi também podem ajudar a reduzir a aparência de queratose pilar. Esses ácidos suaves esfoliam a pele, soltando as células mortas e níveis de produção de queratina. Os ácidos alfa-hidróxi mais comuns são ácido glicólico e ácido lático.
Outro tratamento para queratose pilar é a microdermoabrasão. A microdermoabrasão é um procedimento no qual um dispositivo é usado para esfoliar a camada externa da pele. A microdermoabrasão pode ajudar a esfoliar e suavizar a pele afetada pela queratose pilar. No entanto, a microdermoabrasão não é uma opção para todos, pois é mais cara do que outros tratamentos.
O laser também pode ser usado para tratar a queratose pilar. O laser remove a camada superior da pele, ajudando a suavizar a aparência das saliências. No entanto, o laser também pode ser caro, e pode ser necessário mais de um tratamento. Por este motivo, o laser é geralmente uma opção para quem tem casos mais graves de queratose pilar.
Prevenção da Queratose Pilar
Não há uma maneira de prevenir a queratose pilar, mas existem coisas que podem ajudar a reduzir a aparência das saliências. Manter a pele hidratada é a maior chave para prevenir a queratose pilar. Além disso, é importante esfoliar suavemente a pele para ajudar a evitar o acúmulo de queratina. Evitar sabonetes duros também pode ajudar a prevenir a queratose pilar. Adicione informações à sua leitura com dados extras neste material externo indicado especialmente para você. Clique para mais informaçőes externas.
Conclusão
Embora a queratose pilar possa ser frustrante para quem sofre com a condição, há tratamentos disponíveis para ajudar a controlar os sintomas. É importante manter a pele hidratada, esfoliar suavemente a pele e evitar sabonetes duros para evitar a queratose pilar. Se você está lutando com a queratose pilar, peça ao seu dermatologista para recomendar um tratamento que seja adequado para o seu caso.
Aprofunde-se no assunto com os posts relacionados que escolhemos pensando em você e na sua busca por mais informações: