Fora a comoção natural da Copa do Mundo, testemunhar o Mundial acontecendo no Brasil tuas particularidades. Entre elas estão os cuidados com a saúde, que ficam redobrados com a chegada de vários estrangeiros no País. Jaime Rocha, da Sociedade Brasileira de Infectologia. Além do risco aumentado de transmissão de doenças, outros hábitos peculiares desse tempo conseguem ameaçar a tua saúde. De acordo com o infectologista especializado em medicina do viajante Jaime Rocha, da Sociedade Brasileira de Infectologia, há oportunidades de determinadas doenças chegarem ao nosso país no decorrer da Copa do Mundo.
Isso ocorre já que em muitos países a vacinação para determinadas doenças não é feita em amplo escala como no Brasil, além dos vírus que ainda não chegaram nesse lugar – a exemplo da febre chikungunya, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Febre chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae.
Seus sintomas são iguais aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, impiedade e cansaço. Porém, a enorme diferença da febre chikungunya está no teu acometimento das articulações: o vírus progride nas juntas dos pacientes e razão inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
- Exercite o desapego
- seis – Use esponjas vegetais
- Escolher a opção “Teste A/B”
- Permitir que distrações interrompam seu dia
Atualmente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá. Stefan Cunha Ujvari, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Se um mosquito Aedes aegypti brasileiro picar um estrangeiro contaminado com a febre, podes transportar o vírus CHIKV durante toda a tua vida, transmitindo a doença pra uma população que não retém anticorpos contra ele.
Portanto, o intuito é estar atento pra bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos. A ótima forma de se precaver contra a febre chikungunya é evitando a proliferação do vírus Aedes Aegypti, assim como este se protegendo das picadas de mosquito com o exercício de repelentes e telas nas janelas.
Para doenças infecciosas no geral a vacinação é fundamental não somente para que pessoas vem do exterior, no entanto bem como para que pessoas fica no estado. Sarampo, caxumba, rubéola, Influenza (gripe), doenças pneumocócicas e coqueluche são só alguns tópicos dessa relação. Essas vacinas anexam nosso calendário oficial, e deste jeito o contágio é mais complexo até entre as pessoas que não foram vacinadas – uma vez que a quantidade de vírus circulante é baixa.