Guia & Melhores Modelos

Guia & Melhores Modelos 1

Conseguir manter o equilíbrio das emoções é mais um dos desafios do estudante que fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para vencer este obstáculo, escolas públicas e particulares apostam no controle emocional como aliado na hora da esperada prova. Desta forma, e também compreender o assunto é preciso gerenciar sentimentos como tensão e aflição, evitando, então, o temido nervosismo no instante do exame. Em diversas escolas preparatórias para exames, o conceito de dar aula mudou, embora o tema ainda seja o conteúdo, o acompanhamento do desenvolvimento da inteligência emocional do estudante adquire, ainda mais, valor de destaque.

Capacitar o aluno psicologicamente é uma maneira de motivá-lo e ajudá-lo. A faculdade bem como procura mostrar ao estudante que é possível ser feliz em meio à intensa jornada de estudo. A coordenadora do Colégio Simbios, Any Rezente, diz que focar na inteligência cognitiva voltada para a aprendizagem é respeitável, no entanto ressalta que isso não é o suficiente. Se o candidato estiver nervoso e não souber controlar a ansiedade, maior quantidade do assunto que ele estudou poderá não ser lembrado. Na universidade em que ela trabalha, os estudantes são orientados a montar o autoconhecimento por meio de palestras, que, quando o aluno se compreende melhor, encontra com mais praticidade suas potencialidades e o que deve melhorar nos estudos.

No colégio, os alunos também são incentivados a práticas rápidas de meditação pra que aprendam a controlar ocorrências de tensão. “É possível ser feliz sendo estudante. Isso tem que ficar claro pra ele. Para as pessoas que fará a prova em novembro, a jornada de estudos imediatamente precisa ter começado; para alguns, há mais de um, 2 ou 3 anos. Esse tempo superior de insistência favorece para que o aluno se sinta mais seguro, consequentemente mais quieto ao realizar a avaliação.

  • Seja focado
  • 4 Publicada na Editora Alto Astral, em Bauru-SP, desde 1994
  • ¼ xícara de óleo de coco (SPF 6)
  • 3 – Conserta Smart
  • 4 Quer ter ideias pra vender mais específicas para o teu negócio

Havendo que se crer, ainda, o interessante papel do professor não só como motivador, no entanto bem como pra passar segurança e serenidade. Essa maratona de estudos do candidato, segundo Any Rezende, se encarada com equilíbrio e peculiaridade de existência aento, torna-se prazerosa. Tudo começa com uma bacana rotina. “Tem que estudar muito, sim, porém além dos estudos o aluno deve conservar alimentação saudável, dormir bem, fazer atividade física. O ser humano é inteiro. E para proporcionar o equilíbrio nesse ser, desta pessoa humana, ele deve dormir, ingerir adequadamente. Cuidar da fração social da existência. Ter momentos de lazer é importantíssimo, inclusive com a família. Ir ao cinema, a festas assim como é primordial.

O que não poderá é o excedente disso”, recomenda. O estudante necessita de um tempo pra relaxar. O descanso e o lazer assim como devem fazer quota da tua rotina pra ele chegar bem no dia da prova. Controlar o emocional é pontualmente saber dividir corretamente cada atividade pessoal, com uma rotina adequada, sem rigidez, já que cada pessoa tem uma metodologia de obter discernimento. Na rede pública, a Secretaria Estadual de Educação dá desde 2015, junto com os preparatórios Goiás Enem e Enem Express, aulões motivacionais com professores capacitados para incentivar os estudantes. “O porte emocional pode aperfeiçoar ou piorar em até 40% o rendimento do candidato.

Em alguns casos extremos o aluno não consegue fazer a prova devido ao nervosismo. A autoconfiança ou a baixa autoestima têm ação direta no desempenho da nota encerramento. Preocupamos com isso e neste motivo acompanhamos o estudante”, explica o secretário. Marcos das Neves ainda reforça que capacitar, ensinar e treinar o estudante são funções exercidas na universidade, deixando desta forma o estudante mais próximo do seu intuito.

Porém de nada adianta entender de última hora; dado que quanto menos preparo, superior será o nervosismo. “Deixar o estudo pra última hora tornará o candidato mais angustiado ainda. Separar um tempo pra preparar-se é importante, fazer simulados de provas anteriores assim como ajuda acrescentar a confiança. Queremos que o estudante esteja preparado”, diz.